Renata Silveira se Torna a Primeira Mulher a Narrar o Jogo da Copa na TV Aberta

Dicas
Por: Marcela
24/04/24

Esta é sem dúvida mais uma conquista para as mulheres num meio que é dominado principalmente por homens.


Ad



Renata Silveira, narradora da Rede Globo, na quinta-feira (22/12) se tornou a primeira mulher a narrar um jogo da Copa na TV aberta. O fato aconteceu durante o jogo entre as seleções da Dinamarca e Tunísia.

Para a narradora este será um dia memorável na sua carreira profissional e deixa aberta as portas para outras mulheres que estão no mesmo caminho.

Recentemente postou em suas redes sociais:

“Antes tinha a questão do preconceito, de que o futebol era um lugar exclusivo para homens, não só na televisão, mas também nos estádios. Isso a gente está quebrando aos poucos, mostrando que somos capazes através do nosso trabalho e do esforço de falar sobre futebol, comentar e narrar.”

Neste caso nos referimos especificamente a TV aberta, pois em canais pagos de esporte, outras mulheres já tinham conquistado esse espaço.

Na Copa de 2018, no extinto canal Fox Sports, aconteceram transmissões simultâneas onde mulheres eram quem realizavam as narrações durante os jogos na Rússia.

Trajetória de Renata Silveira

Renata Silveira tem 31 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Formada em educação física e pós graduada em jornalismo esportivo começou sua carreira na rádio em 2014.

Sua primeira transmissão ocorreu em 2018 durante a Copa do Mundo realizada na Rússia. Nesta ocasião narrou os confrontos entre Brasil e Suíça, Bélgica e Brasil, e a final do mundial entre França e Croácia, onde os franceses levaram o título para casa.

No final de 2020 foi contratada pela Rede Globo para comandar as narrações do SporTV. Ela estreou no programa durante o partido entre Botafogo e Moto Club, dia 10 de março durante a Copa do Brasil.

Além da experiência adquirida em campeonatos brasileiros, também teve a oportunidade de narrar competições internacionais tais como a Liga Europa.

Agora em 2022, o Grupo Globo convocou sete narradores para a Copa do Mundo do Catar. Luís Roberto, Cléber Machado e Galvão Bueno foram alguns dos escolhidos e Renata faz parte deste seleto grupo.

Futebol é coisa de mulher

Mesmo que muitos homem não aceitem esta afirmação, futebol sim pode ser também coisa de mulher! Na atualidade a mulher tem alcançado cada vez mais espaços que por décadas foram apenas ocupados apenas por homens.

As mulheres também conhecem, gostam e jogam futebol, e infelizmente muitos homens não aceitam isso.

Desde pequenas nos presenteiam com bonecas e aos meninos com bolas, e os inscrevem em escolinha de futebol.

Nos impõe desde muito cedo o que devemos gostar, mas isso está mudando. As barreiras estão sendo quebradas!

Ser mulher num mundo dominado em sua maioria pelos homens não é nada fácil, e Renata Silveira tem conquistado com passos firmes seu lugar.

Durante o jogo entre Dinamarca e Tunísia, demonstrou sua competência e conhecimento em dados técnicos e informações, fazendo uma excelente narração.

Com certeza Renata será exemplo para muitas mulheres que têm o mesmo desejo e competência para desempenhar essa função.

Natália Lara na TV fechada

Antes da façanha Renata Silveira, Natália Lara entrou para a história ao ser a primeira mulher a narrar um jogo da Copa no canal fechado SporTV.

A narração ocorreu durante a partida entre Estados Unidos e País de Gales, no Grupo B.

Natália não caiu ali de paraquedas como talvez alguns imaginam. É formada em Rádio, TV e Internet. Começou como colaboradora da Rádio Gazeta.

Logo aos poucos foi conquistando seu espaço analisando partidas da Copa do Mundo da Rússia. No ano de 2019 foi contratada pela plataforma de streaming DAZN, e foi a primeira mulher a comandar uma transmissão na emissora.

Como também fez participações na ESPN Brasil narrando jogos da NBA.

Mas foi em maio de 2021, quando foi contratada pelo Grupo Globo para integrar a equipe de esportes.

Como podemos ver as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no mundo do futebol e da narração das partidas.

Estas mulheres ficarão para a história e seu trabalho servirá de exemplo para outras que queiram seguir a mesma carreira e vencer os obstáculos e barreiras impostas.

E você o que opina sobre tudo isto? Me deixe saber nos comentários.

Marcela author
Você também pode gostar
Guia de Programação para Iniciantes: 10 Dicas Essenciais Guia de Programação para Iniciantes: 10 Dicas Essenciais

Guia de Programação para Iniciantes: 10 Dicas Essenciais. Se está entrando neste incrível mundo agora, precisa conferir […]

Ver mais
Um Guia Completo sobre Teste de Gravidez Online Um Guia Completo sobre Teste de Gravidez Online

Explore este guia completo e descubra tudo que você precisa saber sobre os testes online, desde seu […]

Ver mais
Top 10: Os Melhores Jogadores da NBA na Temporada Atual Top 10: Os Melhores Jogadores da NBA na Temporada Atual

A cada nova temporada da NBA, os fanáticos pelo basquete ficam na expectativa de conhecer a lista […]

Ver mais